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O plano de comunicação é um documento que reúne as estratégias de comunicação da empresa. O seu objetivo é orientar as lideranças sobre as decisões envolvendo a área com o intuito de aproximar a organização do seu público-alvo, utilizando a mensagem o os meios mais adequados.

Na área de comunicação, o planejamento é o ponto de partida, capaz de direcionar os procedimentos a serem adotados. Para que ele cumpra com os objetivos propostos, é importante fazer um plano alinhado com aquilo que a empresa deseja alcançar dentro de um determinado período.

Se você tem um negócio, deve repensar a comunicação da sua empresa e os resultados que pretende conquistar através dela. Nessa postagem, você vai encontrar dicas sobre como fazer um planejamento estruturado, que lide com a comunicação de forma estratégica.

O que é um planejamento de comunicação?

O documento reúne informações importantes para a liderança conduzir as suas decisões. Através do plano, a comunicação poderá trazer resultados mensuráveis e positivos para o negócio. O planejamento ajuda no aumento das vendas, pois possibilita uma boa divulgação dos produtos e serviços. Por ser uma ferramenta tradicional, tem sido comum acreditar que ele tenha perdido a sua relevância.

Mas, o planejamento é como um mapa, que orienta as práticas da empresa para um objetivo específico. O documento deve levar em consideração o mercado que a marca atua, o público-alvo e as metas da instituição na área da comunicação, como, por exemplo, lançar novos produtos, aumentar vendas do site, fidelizar clientes, entre outros.

Importância do planejamento de comunicação

Todo negócio de sucesso precisa divulgar os seus produtos ou serviços de forma estratégica. Sem uma boa colocação no mercado, a empresa corre o risco de não conquistar os seus clientes e fracassar em vendas.

Com o planejamento de comunicação é possível otimizar o tempo e investir em ações direcionadas para os objetivos da marca. Dessa forma, as iniciativas serão orientadas, os recursos administrados de forma eficiente, os canais e as mensagens utilizadas estarão em conformidade com a finalidade proposta.

  • Direcionar as decisões na área de comunicação
  • Otimizar tempo e recursos
  • Definir estratégias de comunicação alinhadas com os objetivos da empresa
  • Tornar a marca diferenciada
  • Melhorar o relacionamento da empresa com o seu público

Como criar um planejamento de comunicação

Como vimos, fazer um planejamento de comunicação não é uma perda de tempo. O documento desempenha um papel fundamental no crescimento do negócio e, embora alguns profissionais pense que elaborá-lo seja complexo, produzi-lo pode ser mais descomplicado do que se imagina.

Para garantir a sua eficiência, o documento deve conter alguns aspectos essenciais. Confira alguns:

1- Objetivos

O objetivo é um dos principais elementos do planejamento de comunicação. Através dele que as ações serão definidas e detalhadas. É importante realizar alguns questionamentos e refletir sobre o que a empresa deseja alcançar. Os objetivos da comunicação devem estar alinhados com as metas gerais do seu negócio. Veja alguns exemplos:

  • Atingir novos clientes
  • Fidelizar clientela
  • Lançar determinado produto
  • Fazer um reposicionamento de marca

Uma dica na hora de definir os objetivos é utilizar o conceito SMART. A sigla é um acrônimo que ajuda pessoas e empresas a estabelecer suas metas. Atender a todos ou a maioria dos critérios SMART é o ideal para determinar até onde um negócio quer chegar.

  • Specific (específico)
  • Measurable (mensurável)
  • Attainable (atingível)
  • Realistic (realista)
  • Time-bound (temporizável)

2- Públicos

O público de uma empresa vai além dos seus consumidores. É importante pensar em seus funcionários, fornecedores e até mesmo a comunidade em seu entorno. O planejamento deve estabelecer os público que a organização conversa e as estratégias para dialogar com eles.

O planejamento contempla o todos os públicos estratégicos da empresa. A depender do objetivo estabelecido, o documento poderá focar em um público específico, mas sempre considerando a visão mais global da empresa.

3- Mensagem e canais

Diante das metas definidas, qual é a mensagem que a marca deseja comunicar? Qual tom de voz será utilizado? A linguagem será formal ou informal? É importante que a mensagem esteja adequada ao público-alvo.

Um plano de comunicação com o objetivo de alcançar um público jovem para os produtos de uma marca deve repensar se uma linguagem técnica e formal é a melhor opção. Ainda assim, a linguagem não deve se diferenciar tanto do tom utilizado usualmente.

Também será importante indicar os canais de mídia adequados para cada público. O contato com os fornecedores, por exemplo, é mais indicado através dos canais oficiais de e-mail e telefone do que em uma rede social.

4- Orçamento

As ações de comunicação exigem investimento e as empresas precisam estabelecer os recursos disponíveis para a área. Mesmo na internet, que permite um alcance através de diferentes ferramentas gratuitas, é fundamental investir em recursos pagos que são capazes de gerar resultados mais amplos e satisfatórios. Um exemplo disso são os anúncios em redes sociais e o monitoramento das campanhas.

5- Cronograma

As ações propostas devem ter prazo para acontecer e isso é estabelecido no cronograma. Ele deve ser crescente em complexidade, ou seja, as etapas precisam ser complementares e evoluir de uma para outra.

O cronograma estratégico permite que a empresa organize as suas ações e cumpra uma agenda bem realista e focada em pesquisas.

Revisão do planejamento de comunicação

O planejamento de comunicação é um documento estratégico. Ele deve passar por revisão periódica, a fim de verificar se a sua finalidade está sendo alcançada e quais ajustes são necessários para alcançar resultados mais satisfatórios.

O documento não deve ser esquecido após a sua conclusão. Por isso cada etapa é fundamental para que seus objetivos sejam conquistados. Muitas empresas deixam para realizar o monitoramento das ações somente no final do planejamento, mas a avaliação das atividades deve acontecer ao longo de todo processo.

E agora?

Com o seu planejamento de comunicação estratégico finalizado, você deve contar com a sua equipe para colocá-lo em prática. A Toca Comunicação é uma agência que vai te auxiliar durante essa jornada.

Se o seu planejamento estabelece melhorar a comunicação interna, ampliar o seu campo de atuação, conquistar mais clientes ou até mesmo ter mais autoridade online, a Toca pode ajudar a sua marca a conquistar os resultados tão sonhados.

Com um time criativo e inovador, a Toca cria estratégias focadas em seus objetivos, utilizando diferentes ferramentas de comunicação, sejam elas voltadas para a mídia online ou mídia offline. Entre em contato e converse com a gente. Juntos podemos tornar o planejamento a sua realidade.

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