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Entender o conceito de persona e aplicá-lo em sua estratégia de marketing é o diferencial que a sua marca precisa para melhorar o seu posicionamento no mercado. Fazer isso pode te ajudar a ter mais direcionamento na criação de conteúdos para blog e redes sociais, além de auxiliar na elaboração das estratégias de comunicação.

Você pode criar uma ou várias personas, desde que elas estejam alinhadas com as perspectivas do seu negócio. Para isso, é fundamental ter domínio do tema e conhecer a atuação da marca de forma aprofundada.

Neste post, vamos falar sobre o que é persona e a sua importância para a sua empresa. Além disso, vamos te ajudar a criar a persona mais adequada para a sua marca.

O que é persona?

A persona é a definição de um personagem que represente todas as características do seu cliente ideal. Essa representação vai além de indicar a sua idade, sexo e localização, mas envolve estabelecer os seus hobbies, sonhos, inseguranças e a sua jornada de compra.

É fato que várias pessoas ou empresas consomem o seu produto ou serviço. Ainda assim, é possível encontrar características comuns entre elas. Por isso, o mais indicado é até mesmo criar uma narrativa que se adeque à vida desse personagem.

Por mais que a persona utilize dados numéricos em sua composição, a sua prática é mais ampla e visa abarcar diferentes aspectos do cliente que faz parte do seu público-alvo. É necessário mergulhar em suas vivências, aspirações e até mesmo problemas que essa pessoa enfrenta.

Importância da persona

A persona é uma etapa fundamental para a estratégia de marketing atingir os objetivos propostos e conseguir auxiliar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Ela evita perder tempo com mensagens que não vão atingir o público de uma marca. As estratégias passam a ser mais assertivas, aumentando as chances de sucesso,

É comum quem não ter uma persona definida ter o seu serviço ou produto divulgado para um público pouco interessado ou que até mesmo rejeite a sua proposta. Veja abaixo outros motivos que tornam a persona importante para o seu negócio.

  • Auxilia na segmentação do público
  • Define a linguagem e os canais adequados ao seu público
  • Ajuda as estratégias de marketing alcançarem o público certo
  • Contribui na definição dos conteúdos apropriados

Como criar uma persona

Existem diferentes formas de criar uma persona, inclusive com gerador de persona online. Mas, o primeiro passo é criar uma base de dados com informações relevantes sobre o seu público. Para isso, você pode utilizar os dados básicos dos seus clientes, como sexo, idade e localidade. Em seguida, é importante tentar responder algumas perguntas.

  • Quais são as características dessa pessoa que compra o seu produto?
  • Que tipo de problema ela busca solucionar?
  • Como o seu produto poderá ajudar essa pessoa a resolver o seu problema?
  • Quais são as informações que ela mais consome e de quais veículos?
  • Qual é a sua rotina diária? (é uma pessoa que acorda cedo ou tarde? trabalha em casa ou na rua?)
  • Quais são as atividades que fazem parte da sua vida pessoal e profissional?

Através dessas perguntas, você consegue criar um perfil fictício que represente o seu cliente ideal; isso é a persona. Um fator importante é não ser preconceituoso na criação de sua persona, evitando machismo, racismo, misoginia, etc. Hoje em dia, a sociedade está cada vez mais alerta a empresas que utilizam de materiais ofensivos na divulgação dos seus produtos, além de ser uma prática criminosa excluir pessoas com base em sua etnia, religião, orientação sexual, entre outros.

Dê o próximo passo

Com a sua persona criada, o próximo passo é definir as estratégias que atendam às necessidades dessas personas. Agora, você pode criar conteúdos de acordo com a jornada de compra dos seus clientes, tendo melhores resultados em suas ações.

Para isso, conte com a Toca Comunicação. Nós somos uma agência que pensa a comunicação de forma estratégica para trazer mais engajamento e receita para a sua marca.

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