Pensar a assessoria de imprensa na era digital envolve refletir sobre diferentes questões, como os objetivos da marca, a sua persona e planejamento de comunicação, além do papel da imprensa na sociedade atual.
Tradicionalmente, o assessor de imprensa é responsável por realizar uma espécie de ligação entre a empresa e os meios de comunicação. A difusão da internet trouxe mudanças para esse cenário. Atualmente, os canais e formatos de comunicação se modificaram, trazendo à tona a necessidade da assessoria se adaptar à nova realidade.
Dentro dessas transformações, qual o papel da assessoria de imprensa hoje? Será que ainda vale a pena investir nesse tipo de serviço para a sua marca?
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é a atividade responsável pelo relacionamento da empresa com os meios de comunicação. A função é desempenhada por relações públicas e jornalistas e divulga as ações da organização nas mídias.
Essa divulgação ocorre de forma espontânea, diferente da publicidade que compra os espaços de anúncio. Por isso, a assessora precisa ter bons relacionamentos com a imprensa, entender os produtos e/ou serviços da empresa e conhecer as características do mercado em que atua.
Faz parte das funções da assessoria de imprensa:
- Elaboração de pautas para veículos de imprensa
- Acompanhamento em entrevistas
- Gerenciamento de crise na mídia
- Clipagem e monitoramento de mídia
Assessoria de imprensa no digital
Tradicionalmente, a assessoria de imprensa está ligada à veiculação de pautas em veículos como a TV, rádio e jornais impressos. Hoje, a audiência está mais difusa, ou seja, acessa informações de diferentes formas.
Por isso, a assessoria precisou se adaptar e compreender como atuar no novo cenário. Dessa forma, o assessor de imprensa tem trabalho de forma conjunta com o marketing, tendo até mesmo abarcado alguns conceitos para a sua função, como engajamento, alcance orgânico, entre outros.
Além das funções já tradicionais, a assessoria de imprensa também lida com a sugestão de pautas para as redes sociais, conquistando espaços de relacionamento de forma orgânica, relacionamento com diferentes públicos, fortalecimento da imagem da empresa e produção de conteúdo com linguagem compatível com os diversos canais utilizados.
Como exemplo, podemos citar o podcast. A assessora de imprensa pode conseguir espaço em um podcast e precisa entender do veículo para adequar a linguagem do assessorado ao programa, além de sugerir a sua presença naqueles que tenham mais relação com o seu campo de atuação.
Minha marca precisa de assessoria de imprensa?
A resposta para essa pergunta é: sim, a sua marca precisa de assessoria de imprensa. Mas é importante você saber os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Os canais de comunicação tradicionais possuem amplo alcance e conseguem atingir grande audiência.
Além disso, a assessoria tem cada vez mais se adaptado ao novo cenário, trazendo oportunidades para a empresa ampliar o seu engajamento e melhorar a sua comunicação. A Toca Comunicação conta com serviço personalizado de assessoria de comunicação que, além das funções tradicionais, também vai te ajudar a:
- Ter gestão de crise para garantir a integridade da imagem da marca
- Auxiliar o seu desempenho em lives, podcasts, vídeos e entrevistas
- Intermediar a sua relação com influenciadores que atuem com o seu mercado
- Divulgar a sua participação em eventos online, projetando-o em todos canais
Quer saber mais? Então fala com a gente e vamos conversar sobre isso