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É provável que você já tenha se deparado com esse tipo de conselho e tenha até mesmo acreditado nele. Mas, será que a mídia offline está realmente morta? Todo o seu investimento de comunicação deve ser exclusivo para a internet?

Para saber como melhorar a comunicação da sua empresa e alavancar o seu negócio é importante compreender que cada marca é única e possui necessidades específicas. Por isso, será necessário ter domínio sobre o seu plano de comunicação e usá-lo como base para tomada de decisões.

Aqui na Toca desenvolvemos um olhar treinado para identificar as particularidades de cada cliente, o que nos permite criar estratégias que combinam o melhor das duas técnicas. Para entender se o plano de mídia offline é a melhor opção para a sua marca, continue a leitura e confira nessa postagem o que é mídia offline, os seus benefícios e desvantagens.

O que é mídia Offline?

Mídia offline é toda ferramenta de marketing fora do ambiente virtual. São formas de divulgação que dominaram a comunicação e o marketing antes do surgimento da internet. Devido a seu caráter mais tradicional, é comum que haja questionamentos quanto a sua finalidade nos dias atuais.

Entretanto, a importância da mídia offline segue se renovando e, hoje, ela desempenha um papel fundamental no posicionamento e branding das marcas. Mas, a sua eficácia depende de um conjunto de fatores, como as estratégias alinhadas ao planejamento de comunicação e objetivos do negócio e o uso criativo dessas ferramentas.

Exemplos de mídia offline

Fora do universo digital, exigem ferramentas de marketing que podem ser utilizadas por empresas de pequeno, médio e grande porte. Confira alguns exemplos:

  • Outdoors
  • Anúncios em televisão, revista e rádio
  • Pôsteres
  • Panfletos
  • Venda por ligação
  • Jornais e revistas

Vantagens da mídia offiline

As vantagens da mídia offline podem ser aproveitadas por empresas nos mais variados campos de atuação. A ferramenta de divulgação é capaz de auxiliar negócios locais e regionais, de grande, médio e pequeno porte. Apesar do marketing digital ser mais divulgado, é importante conhecer e explorar as vantagens que o marketing offline tem a oferecer.

          1- Maior alcance

O alcance do público é um dos principais benefícios da mídia offline. Mesmo a internet conquistando cada vez mais espaço, o número de pessoas que não possuem conexão digital ainda é alto. No Brasil, por exemplo, cerca de um quarto dos brasileiros não possuem acesso à internet.

Por isso, investir na mídia offline pode possibilitar que o seu negócio seja visto por um número maior de pessoas, que se informam e são influenciados pelas mídias tradicionais, como os anúncios de rádio e televisão.

         2- Mais credibilidade

O plano de fortalecimento da sua marca pode evidenciar a necessidade de utilizar os canais de comunicação tradicionais. Essas mídias transmitem credibilidade para grande parcela da população e o impacto que elas causam pode ser utilizado de forma favorável para o seu negócio.

Relacionar a sua imagem a negócios que o seu público confia e consome é uma estratégia que pode tornar a sua marca mais conhecida, com mais autoridade e seus produtos ou serviços serem lembrados.

        3- Encontre o seu consumidor

Na mídia offline, você não precisa que o seu consumidor esteja logado em uma determinado rede. Você pode alcançá-lo em diferentes meios, seja quando estiver indo trabalhar ou passear com a família. Seja qual for o local que estiverem, você tem facilidade para encontrá-los e gerar impacto com as suas ações.

Desvantagens da mídia offline

Apesar de ser uma estratégia bastante positiva, esse tipo de ferramenta também possui as suas desvantagens. E você precisa conhecê-las até mesmo para saber como diminuir esses impactos em seus resultados.

  1. Segmentação

No ambiente online é possível segmentar o tipo de público que você deseja alcançar com a sua campanha. Você pode definir cidade, idade e até mesmo interesses pessoais dos usuários. Assim, fica mais que o seu público específico veja o seu anúncio e se interesse pelo seu produto ou serviço. Já no marketing offline, o alcance de pessoas pode ser maior, mas você atinge pessoas que são diferentes e que podem não ter nenhum tipo de relação com aquilo que a sua marca oferta.

        2. Custo

Anunciar em algumas mídias offline vai gerar mais custos para o seu negócio, o que pode limitar o acesso das empresas de médio e pequeno porte a esse tipo de serviço. Para definir o custo-benefício do seu investimento, é necessário desenvolver uma campanha estratégica, que traga o retorno desejado.

Mídia online x mídia offline

Escolher entre a mídia online e a mídia offline envolve uma série de fatores que devem ser avaliados para evitar que a sua campanha não alcance os resultados esperados. Para isso, é importante que a sua empresa tenha um planejamento de comunicação bem estruturado.

Na Toca Comunicação disponibilizamos um time criativo que pensa as estratégias de comunicação com foco nos objetivos de cada cliente. Para isso, realizamos um diagnóstico para compreender quais são as suas necessidades e a do seu público. Dessa forma, fica mais fácil acerta na hora de escolher entre uma mídia online ou offline.

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